quinta-feira, junho 14, 2012

Capoeira


A capoeira é uma expressão cultural que mistura, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobático, todos incorporados a uma malandragem tipicamente brasileira. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.


História

A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas. 
  Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.
Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros. A Capoeira é uma arte marcial com quase 5 séculos, desenvolvida no Brasil, por escravos oriundos de África, inicialmente como técnica de defesa.
Baseada em tradicionais danças e rituais africanos, estes escravos praticavam Capoeira nos intervalos do trabalho, treinando quer o corpo quer a mente para situações de combate. Devido à proibição de qualquer tipo de arte marcial pelos seus donos, a capoeira continuou mas encoberta como uma "inocente" dança recreativa.


Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta. Capoeira - possibilitou aos negros que se formassem nos quilombos a resistirem por muito tempo contra as inúmeras tentativas destrutivas das autoridades e fazendeiros. A coragem, a rapidez dos gestos, a flexibilidade do corpo, a habilidade dos golpes de pés e mãos foram instrumentos de defesa dos negros. A história mais conhecida é a dos guerreiros do Quilombo dos Palmares que resistiram durante mais de um século contra as várias tentativas de destruição por parte das autoridades locais e da Corte Portuguesa. Zumbi, o rei negro do Quilombo dos Palmares, que comandou um dos maiores redutos dos negros fugidos da escravidão, é considerado o primeiro Mestre de Capoeira.
Em 1930, depois de 110 anos de perseguição (contando somente a partir de seu registro na cidade), a Capoeira foi liberada.
A liberação da Capoeira foi um projeto político do governo Getúlio Vargas. Com uma concepção patriota, este governe quis valorizar a cultura brasileira onde se inseria a Capoeira. Apesar de proibida, a Capoeira já fazia parte da cultura e tinha uma força muito grande.Ela era praticada, inclusive, como treinamento no exército. Assim, em 1930, o governo liberou a Capoeira, junto com outras manifestações de origem escrava como o Candomblé. Contudo, essas práticas não poderiam mais ser aquela prática de escravos, e a Capoeira ainda, prática de "marginais". Ela teria que ser transformada para ser aceita pela sociedade. Para exercer essa função, o governo chamou Mestre Bimba, capoeirista que já se evidenciava pela sua coragem e desempenho no confronto de lutas.


Bimba não podia imaginar que aquele encontro mudaria a história da Capoeira. Não podia imaginar que aquele contato era o início de uma parceria com o governo para formalizar a Capoeira, ou seja, liberá-la. O encaminhamento era moldar a capoeira com as características que viessem de encontro com os propósitos do governo, que consistia em ser aceita pela sociedade, angariando assim, adeptos de maior nível social, e tomar a Capoeira uma “representação” brasileira. Essa perspectiva se consolidou em 1953 quando foi denominada de “esporte nacional” na  categoria de luta, e em 1972 regulamentada pela Confederação Brasileira de Pugilismo.
Mestre Bimba - Criador da Capoeira Regional
Mestre Bimba pode ser considerado como o indivíduo histórico, ­porque colocando novos parâmetros na capoeira, instituiu uma outra linha de capoeira.( Vieira, 1998)
As mudanças feitas por Mestre Bimba foram as seguintes:
- A capoeira passou aser praticada em recintos fechados, e tinha que ter alvará do poder público.
- Os participantes teriam que apresentar registro de trabalho ou de estudo.
- Elaborou um método de ensino para a capoeira e inseriu vários golpes.
- Fortaleceu o caráter de luta na Capoeira.
- Os movimentos foram se tornando menos quebrados.
- Colocou graduação na Capoeira, ao modo das lutas marciais.
Mestre Pastinha  aparece como a mais importante figura nas tradições de Angola.


3 comentários: