quarta-feira, junho 06, 2012

A Arte Marcial Auxiliando o Desenvolvimento Escolar: Aprendizado Para a Escola e Para a Vida!

PESQUISA COM OS PROFESSORES:
O questionário foi constituído por perguntas simples e objetivas, envolvendo questões abertas sobre a visão de cada um dos professores (as), a respeito das artes marciais nas escolas/colégios, de uma maneira lúdica e cultural, a fim de melhorar o rendimento escolar dos estudantes. Questões semi-abertas sobre, sobre o rendimento escolar de seus alunos (as), em suas disciplinas, uma pergunta com duas versões, aonde uma foi direcionada para os professores (as) que lecionam em instituições, aonde se praticam artes marciais nas aulas de Educação Física, e a outra pergunta, foi direcionada para os professores (as), que lecionam em instituições, aonde não se pratica artes marciais em nenhum momento. E por fim uma questão aonde lhes foi perguntado se a arte marcial de uma maneira educativa se faz necessária no currículo escolar.
QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PROFESSORES:
1)O que acha do uso das artes marciais, como um caminho para a educação e socialização dos seus alunos (as), quando aplicada de uma maneira lúdica e cultural nas escolas/colégios, durante as aulas de Educação Física?
2)De acordo com suas anotações, qual o rendimento escolar de seus alunos (as), em sua disciplina, em relação à média escolar desta instituição?
3)No seu colégio/escola, aonde se pratica aulas de arte marcial nas aulas de Educação Física, o senhor (a), percebe que nas relações entre os alunos (as), os valores humanos como: caráter, disciplina, companheirismo, respeito, amor ao próximo entre outros se faz presente?Como e de que forma percebe?
4)O senhor (a), acha que as artes marciais deveriam fazer parte do currículo escolar?Porque?
RESULTADOS:
Para a primeira pergunta, sobre as artes marciais serem aplicadas nas aulas de Educação Física, de uma maneira lúdica e cultural em escolas/colégios, todos os professores aonde se pratica artes marciais nas aulas de Educação Física, responderam positivamente. E as palavras e frases, "Estavam precisando", "Ludicidade", "Cultura" e "Integração", foram as mais utilizadas. Aonde não se pratica, 75% (6), dos professores, acham uma boa opção, e 25% (2), não acham ser uma boa idéia. Na segunda questão, a respeito do rendimento escolar de seus alunos (as) em suas disciplinas, em relação à média da escola/colégio, 87.5% (7), dos professores aonde se pratica arte marcial, responderam que seus alunos estão acima da média e 12.5% (1), estão na média. Nas escolas/colégios, aonde não se pratica as artes marciais, 50% (4), dos professores responderam que seus alunos (as), estão acima da média, 37.5% (3), estão na média e 12.5% (1), estão abaixo da média escolar. A terceira questão foi direcionada aos professores cujo suas escolas/colégios, utilizam as artes marciais nas aulas de Educação Física, e ao professores cujo suas escolas/colégios não utilizam as artes marciais nas aulas de Educação Física. Foi perguntado se a utilização das artes marciais de uma maneira educativa, lúdica e cultural, melhoraria a conduta de seus alunos (as), incluindo o rendimento escolar, se em seu colégio/escola, se utilizassem às artes marciais nas aulas de Educação Física, e na outra versão de terceira questão, foi perguntado aos professores aonde se pratica artes marciais nas aulas de Educação Física, se os valores humanos como: caráter, disciplina, companheirismo, etc... Faz-se presente entre os seus alunos(as), e se sim, como os professores percebem isso. Aonde se pratica artes marciais, 100% (8), dos professores responderam que seus alunos (as), possuem uma boa conduta entre eles e com os professores e as palavras, "companheirismo", "respeito", "solidariedade" e "entrosamento", foram as mais citadas, e que é fácil perceber tais ações, quando algum aluno apresenta estar com problemas escolares e quando são realizados trabalhos em grupos. E aonde não se pratica as artes marciais nas aulas de Educação Física, 75% (6), dos professores responderam que o uso de uma "luta" na escola, poderia ajudar os alunos (as), e as palavras como: "concentração", "amizade", "agressividade", "percepção" e "respeito", foram as mais utilizadas, e que os alunos (as), talvez aprenderiam a prestar mais atenção nas aulas. E 25% (2) dos professores responderam que dificilmente os alunos (as) melhorariam suas condutas ou os seus rendimentos escolares praticando uma "luta" na escola, as palavras e frases mais utilizadas foram, "desinteresse", "Mal educado" e "carência". Para a quarta questão, nas escolas em que se pratica a arte marcial, 100% (8), dos professores concordaram que as artes marciais deveriam fazer parte do currículo escolar, devido aos benefícios que uma "luta" já traz para os seus alunos (as). E aonde não se pratica arte marcial, 50% (4), dos professores, responderam que seria uma boa idéia incluir as artes marciais no currículo escolar, visando o bom rendimento na escola, e 25% (2), dos professores, alegaram que não é preciso, que tal atividade poderia ser realizada como extracurricular e 25% (2), responderam negativamente, sem muita explicação, as frases mais utilizadas foram, "Sem importância", "Perca de tempo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário